Cadastro Cultural em São Miguel das Missões

Está aberto o período de Cadastro Cultural em São Miguel das Missões

A Secretaria de Turismo, Desenvolvimento e Cultura de São Miguel das Missões anuncia a abertura do período de Cadastro Cultural do município. Com acesso liberado desde terça-feira, 25, o cadastro se estenderá até o dia 31 de agosto, e visa ser um instrumento essencial para o reconhecimento da cidadania cultural e a gestão de políticas públicas municipais de cultura.
O Cadastro Cultural tem um caráter normativo, regulador e difusor, que busca organizar e disponibilizar informações abrangentes sobre os diversos fazeres culturais, bem como identificar e mapear os espaços e artistas envolvidos. Todos os dados incluídos no cadastro são tratados com sigilo e anexados ao banco de dados da Secretaria Municipal de Turismo, Desenvolvimento e Cultura, garantindo a segurança e confiabilidade das informações coletadas.
Para a Secretária de Turismo, Desenvolvimento e Cultura, Márcia Reck, o Cadastro Cultural representa um passo significativo para a valorização e preservação da cultura local. "Com este levantamento, a pasta poderá coletar a realidade cultural do município, identificando a diversidade artística presente em São Miguel das Missões e auxiliando na formulação de políticas públicas mais eficazes para o setor", enfatiza a secretária.
O Cadastro Cultural é destinado a englobar as atividades populares, tradicionais e contemporâneas dos diversos agentes culturais. Podem se cadastrar artistas, produtores, técnicos, usuários e profissionais das seguintes áreas artísticas e culturais:
- Artes cênicas: circo, dança e teatro.
- Artes visuais: desenho, pintura, artes gráficas e fotografia.
- Música.
- Artes plásticas: artesanato, escultura e arquitetura.
- Literatura.
- Culturas populares: carnaval, capoeira, etnias, tradição e folclore.
- Patrimônio cultural e memória.
- Audiovisual.
O processo de cadastro é simples e pode ser realizado através do link disponibilizado pela Secretaria Municipal de Turismo, Desenvolvimento e Cultura: [https://docs.google.com/forms/d/1FaOfre3CIBEwBk9X59KArCiWI3QfCX-VC4kbTgri8lA/edit?usp=forms_home&ths=true]. Além disso, também está disponível um QR Code em anexo a esta matéria, que permite o acesso direto ao formulário.

A Secretaria de Turismo, Desenvolvimento e Cultura reforça a importância da participação ativa da comunidade cultural de São Miguel das Missões nesse processo, ressaltando que o Cadastro Cultural é uma oportunidade única para fortalecer e promover a riqueza artística e patrimonial do município.
Para mais informações ou esclarecimento de dúvidas sobre o Cadastro Cultural, os interessados podem entrar em contato diretamente com a Secretaria.

Agência Eleita | Ascom/Secretaria de Turismo, Desenvolvimento e Cultura