ESTREIA DA TEMPORADA 2018 DO SOM E LUZ EM CORPOS NAS RUÍNAS DE SÃO MIGUEL

Na última quinta-feira, 20 de dezembro, abriu a temporada 2018 da remontagem do espetáculo Som e Luz em Corpos, apresentado no Sítio Histórico de São Miguel Arcanjo, em São Miguel das Missões. A obra consiste na coreografia para a música e o texto do tradicional espetáculo de Som e Luz, dando vida a personagens como as Ruínas, a Terra, o herói Sepé Tiarajú, os padres jesuítas, os colonizadores espanhóis e portugueses, e os bravos índios e índias guarani, no cenário natural onde à história aconteceu.

Por meio do Projeto de Extensão “De terra seus corpos”, coordenado pela professora Mônica Borba, foi criado um convênio entre a Universidade Federal de Santa Maria, através do Curso de Dança – Licenciatura, e a Prefeitura de São Miguel, através da Secretaria de Turismo, viabilizando uma série de atividades entre os acadêmicos do curso de dança, os estudantes indígenas da UFSM e a comunidade Guarani de São Miguel.

As diferentes atividades pedagógicas e artísticas com estes grupos nutriram o processo criativo que culminou com a remontagem desse espetáculo que foi criado em 2005 pelo professor Odailso Berté junto da extinta Cia Sarx de Teatro-dança. Junto dos professores Mônica Borba e Crystian Castro, que assinam a nova coreografia, Berté é responsável pela direção geral do espetáculo.

A temporada 2018 do Som e Luz em Corpos segue nos dias 21, 22, 27, 28 e 29 de dezembro, às 21h30min, nas Ruínas de São Miguel. O espetáculo só não é apresentado em caso de chuva torrencial ou em situações de risco para os bailarinos no horário da execução da obra.

O Som e Luz em Corpos foi produzido pelo Laboratório Investigativo de Criações Contemporâneas em Dança (LICCDA), e é uma realização da Universidade Federal de Santa Maria, da Prefeitura Municipal de São Miguel das Missões, e do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN), com o apoio da Associação dos Amigos das Missões.

Ficha técnica do espetáculo Som e Luz em Corpos:

Direção Geral: Odailso Berté

Direção Artística e Coreografia: Mônica Borba e Crystian Castro

Produção: Laboratório Investigativo de Criações Contemporâneas em Dança (LICCDA)

Personagens e Intérpretes

Sepé Tiaraju: Crystian Castro

Terra: Mônica Borba e Naylana Ferreira

Ruínas: Samara Schmidt e Maria Mariani

Padre Antônio Sepp: Helder Machado

Jesuíta: Helder Machado

Giambatista Primoli: Julio Henrique Hartmann

Giuseppe Brasanelli: Davilson Urbinatti

Marquês de Valdelírios: Henrique Soares

General Gomes Freire de Andrade: Odailso Berté

General José Joaquin Viana: Julio Henrique Hartmann

Emissário: Henrique Soares

Guaranis: Clarissa Iensen, Djenifer Nascimento, Estela de Mesquita, Jaqueline Molossi, Julia Urach, Maria Mariani, Naylana Ferreira, Samara Schmidt, Valéria Fraga, Crystian Castro, Davilson Urbinatti, Helder Machado, Henrique Soares e Odailso Berté

Soldados: Clarissa Iensen, Davilson Urbinatti, Helder Machado, Henrique Soares, Julia Urach e Julio Henrique Hartmann