MUNICÍPIO REALIZA 1ª CONFERÊNCIA MUNICIPAL DE TURISMO.

O Conselho Municipal de Turismo - COMTUR juntamente com Administração Municipal através da Secretaria Municipal de Turismo, Desenvolvimento e Cultura realizaram na tarde do dia 22 de agosto, no plenário da Câmara Municipal de Vereadores a 1º Conferência Municipal de Turismo de São Miguel das Missões.

A 1º Conferência Municipal de Turismo teve como objetivo discutir a elaboração do Plano Municipal de Turismo que irá nortear o município para o próximo decênio desenvolvendo um modelo de turismo resultante de um planejamento integrado e participativo, com foco na sustentabilidade, respeito aos valores e identidade locais, aproveitamento adequado dos recursos e potencialidades, promovendo a competitividade das entidades envolvidas, gerando desenvolvimento e qualidade de vida. Implementando políticas e articular estratégias pactuadas para o desenvolvimento turístico sustentável de São Miguel das Missões, desta forma, consolidar São Miguel das Missões em  um destino sustentável, reconhecido como Patrimônio Mundial internacionalmente e consolidado nos segmentos de negócios e eventos.

A atividade contou com a presença do Prefeito Municipal Hilário Casarin, Presidente da Câmara de Vereadores Eduardo dos Santos, Presidente do Conselho Municipal de Turismo Mario Oliveira, Secretário de Turismo Fabiano de Moraes, e dos Palestrantes Rodrigo Neres, Gestor de Cultura e Turismo de Santiago e André Luiz Morales Farias Gerente de Projetos da Secretaria de Turismo de Santa Maria.

Na Abertura todos destacaram a importância deste momento histórico para São Miguel das Missões e a boa participação da comunidade. Logo após, iniciou-se a palestra com o palestrante André L. Morales Faria, que trouxe conceitos básicos e dados sobre o turismo e a importância de encantar o turista. Na sequência o palestrante Rodrigo Neres, falou sobre a cultura como vetor de desenvolvimento econômico.

A seguir o Presidente do Conselho de Turismo procedeu à leitura do esboço de plano que foi construída pelo Conselho Municipal de Turismo com apoio técnico da Senhora Ana Arocha.

Todos os itens foram lidos e analisados pelos presentes resultando muitas sugestões para incremento do Plano Municipal de Turismo, conforme irá constar de maneira detalhada no relatório da 1º Conferência Municipal de Turismo e posteriormente no Plano Municipal de Turismo de São Miguel das Missões.