COMITIVA MIGUELINA PARTICIPAM DE EVENTO DE O PROGRAMA JUNTOS PARA COMPETIR NO SALÃO DO EMPREENDEDOR NA EXPOINTER.

A Vice-prefeita Jussara Bittencourt acompanhada do esposo Alencar Bittencourt estiveram representando o Prefeito Hilário Casarin no dia 30 de agosto no Salão do Empreendedor na Expointer, que reuniu produtores rurais da Região Noroeste e representantes do Programa Juntos para Competir- SEBRAE, participantes dos projetos e representantes das organizações envolvidas na iniciativa divulgar a importância dos sistemas integrados de produção para a sustentabilidade das propriedades rurais, além de mobilizar e fomentar novos projetos desta natureza, buscando o apoio de parceiros para operacionalizar e viabilizar estas iniciativas.

Os resultados alcançados pelos projetos PISA (Produção Integrada em Sistemas Agropecuários) e ILP (Integração Lavoura-Pecuária), desenvolvidos na região Noroeste por Farsul, Senar e Sebrae - RS, através do Programa Juntos para Competir, serão conhecidos dia 7 de dezembro em evento que vai ocorrer em São Miguel das Missões. Porém, segundo o diretor-superintendente do Sebrae - RS, Derly Fialho, os projetos PISA e ILP, que estão sob a filosofia Sistemas Integrados de Produção Agropecuária, são realizados nas regiões Noroeste, Planalto, Campanha, Norte, Sul e Vale do Taquari.

Tecnicamente estes projetos adotam práticas racionais de uso do solo, manejo de pastagens, comportamento animal e todos os aspectos técnicos da produção leiteira, no caso do PISA, e da produção de grãos associada à produção pecuária, no caso do ILP. “Ambos os projetos contam com a mesma base de conhecimento técnico aportado pelos grupos de pesquisa da UFRGS e da UFPR, visando à otimização das interações solo-planta-anima”, explica o gerente do Sebrae na região Noroeste.

Também estiveram participando do evento os miguelinos: Presidente do Sindicato Rural Adelar Almeida e a esposa Ana Paula; Ex-presidente e Vereador Deroci Portela Braga; Ex-vereador, Produtor Rural, Advogado José Roberto. Os Gestores dos Projetos compostos por a Senhora Eloisa Arns e o Senhor Leandro Rittel que atuam diretamente com os produtores.

Os produtores que se fizeram presentes no evento: Pedro Mothci do Nascimento; Izabel Cristina Desordi do Nascimento; Felipe Desordi do Nascimento; Iris Edith Pedroni Reck; Adroaldo Moraes da Silva; Conceição de Fátima Machado Moraes; Mauricio do Amaral Garcia; Leonardo Machado Moraes; Fábio Rafael Seibt; José Augusto Queirolo Diaz; Fábio Rafael Seibt; Luciane Desordi do Nascimento; Natália Desordi do Nascimento; Maikel Ângelo Almeida; Anderson do Amaral Cassiano; Fabiano Viera; Glaucia Medeiros de Farias Ferigolo.

Fotos: Preview Banco de Imagens