EDUCAÇÃO FISCAL EM MEIO A PANDEMIA

Em virtude das restrições impostas pelo novo coronavírus no que tange à realização de atividades presenciais referentes ao Programa Municipal de Educação Fiscal, visando conter a propagação exponencial da Covid-19, a rede municipal e estadual de ensino está participando das atividades à distância propostas pela DPET – Divisão de Promoção e Educação Tributária, da Receita Estadual.

Diversas ações estão sendo propostas aos professores pela DPET, por intermédio da Secretaria Municipal de Educação e GEFIM – Grupo de Educação Fiscal Municipal.

A primeira delas é o I Seminário Virtual de Educação Fiscal, que obteve a participação de professores das escolas, atividade esta que consistia na disponibilização de vários temas em vídeos disponíveis no Youtube, onde cada participante deveria ter pelo menos duas horas de participação virtual e logo após registraria a sua participação através do preenchimento de um formulário online para relatar brevemente sobre o tema tratado. A atividade encerrou no final de maio.

Outra atividade proposta é o Concurso “Professores pensam a transversalidade na Educação Fiscal”, que consiste na elaboração de uma proposta de atividade sobre a função social do Estado, representada pela presença do Estado no fornecimento de bens e serviços públicos à população com o objetivo de estimular os professores em sala de aula para o tema da cidadania fiscal, através da compreensão dos conceitos básicos da Educação Fiscal. A participação nesta atividade irá até o final do mês de junho.

E por fim foi lançada uma atividade de sensibilização à distância que consiste em assistir os vídeos disponibilizados, os quais orientam sobre como elaborar e conduzir o projeto que pode ser aplicado aos alunos quando as atividades escolares voltarem ao normal. Por fim, o participante deve preencher um formulário online com as informações do projeto, enviando assim a sua participação até o dia 30 de junho.

Além disso, a DPET lançou no mês de maio a primeira edição do Informativo PIT, um encarte bimestral que foi encaminhado a todas as escolas, onde são divulgadas as ações realizadas relacionadas ao Programa de Integração Tributária (PIT).

Todas essas ações visam fazer com que professores e alunos não percam o vínculo e o interesse por esta temática da Educação Fiscal, que possui um trabalho contínuo e permanente em nosso município.