• Feiras do Peixe e de Produtos Coloniais e de Artesanato movimentam São Miguel das Missões

Assunto: Agricultura  |   Publicado em: 23/04/2019 às 11:38   |   Imprimir

A Semana Santa foi marcada por uma programação especial em São Miguel das Missões. A agricultura familiar esteve em evidência com a realização da 20ª Feira do Peixe e da 17ª Feira de Produtos Coloniais e Artesanato, promovidas de 16 a 18/04. No decorrer dos três dias os visitantes puderam adquirir peixe congelado, peixe frito, peixe vivo, produtos coloniais e artesanato, bem como assistir a apresentações artísticas e culturais.

Apenas na feira do peixe foram comercializados em torno de 700 quilos de pescado. Neste ano além da programação já tradicional da feira foram incluídas outras atividades para diversificar os atrativos paralelos aos eventos.

Todos os recursos adquiridos durante as feiras retornarão aos produtores locais e investidos na manutenção da cooperativa dos agricultores familiares (Coopaf).

Festival de Pratos de Milho

Na terça-feira (16/04) foi realizado o 3º Festival de Pratos de Milho, com a participação de representantes dos Clubes de Mães do município.

A versatilidade do uso do milho na gastronomia foi apresentada em 11 pratos. Como vencedor do concurso, na categoria doce, a comissão julgadora apontou o bolo vegano de milho verde e coco, feito pelo Clube de Mães Doralice Azeredo, da comunidade de Mato Grande. Entre os salgados, o escolhido foi o  cupcake de milho com frango do Clube de Mães Marfisa Furtado Mothci, da localidade de São João das Missões. As duas receitas irão representar São Miguel das Missões no Festival Regional de Pratos Típicos de Milho, durante a Fenamilho Internacional, em Santo Ângelo.

A fase municipal do Festival foi promovida pela Emater/RS-Ascar, com apoio da Secretaria Municipal de Ação Social, Trabalho, Cidadania e Habitação, pousada das Missões e Associação Amigos das Missões. Os pratos participantes foram degustados por autoridades e representantes da comunidade.

Piscicultura

Orientações técnicas sobre piscicultura também fizeram parte da programação. Na palestra conduzida pelo assistente técnico regional da Emater/RS-Ascar Marco André Junges, os participantes acompanharam informações sobre criação de tilápia.

Também foi realizado sorteio de alevinos e outros brindes pela Secretaria de Agricultura.

Parceiros envolvidos

A realização do evento contou com o envolvimento de diversas entidades e pessoas da comunidade. Na quarta-feira (17/04) houve apresentação de talentos locais, sendo eles, o Coral Cantar e Viver da Oficina de Saúde Mental, Zezinho Oliveira, Júlia e Bianca Massoco.

As Feiras do Peixe e de Produtos Coloniais e Artesanato resultaram da parceria entre Administração Municipal, através da Secretaria Municipal de Agricultura, Emater/RS-Ascar e Cooperativa de Agricultores Familiares de São Miguel das Missões (Coopaf).  Também contou com apoio da Secretaria de  Municipal de Saúde e Educação, Vieira Agrocereais, Sindicato dos Trabalhadores Rurais, Sindicato Rural, Rádio Piratini, Neguinho Barrichelo, Auto Posto Missioneiro, Auto Posto Central, Agropampa, Banco do Brasil, Sicredi e Banrisul.

Solidariedade e diversidade marcam programação paralela à Feira do Peixe em São Miguel das Missões

Um expressivo público, de diferentes idades e pontos do município, aproveitou as oportunidades do 4º Dia da Solidariedade, realizado paralelamente à 20ª Feira do Peixe e 17ª Feira de Produtos Coloniais e Artesanato, em São Miguel das Missões, na última quarta-feira (17/04). A comercialização de peixe e de alimentos da agricultura familiar seguiu também durante a quinta-feira (18/04).

Exames de saúde, corte de cabelo, dicas de combate ao Aedes Aegypti, brechó solidário, orientações nutricionais, unidade móvel odontológica, troca-troca de semente e mudas, massagem terapêutica, designer de sobrancelhas, benzedeiros e brinquedos  para crianças  estiveram entre as oportunidades do 4º Dia da Solidariedade realizado no Salão Multiuso e nas dependências do escritório municipal da Emater /RS Ascar, com o apoio de diversas entidades e voluntários da comunidade. “Todos os espaços foram preparados para bem receber as pessoas que tiveram a oportunidade de participar de diferentes atividades, assim, oportunizou-se ações de bem-estar social, com vistas à promoção da saúde e da cidadania”, relata a extensionista social da Emater/RS-Ascar, Fátima Zink Primaz.

O evento é uma promoção da Emater/RS-Ascar, Cooperativa dos Agricultores Familiares de São Miguel das Missões (Coopaf) e da Administração Municipal, através das Secretaria Municipal da Agricultura. Como apoiadores   a Secretaria de da Saúde  e Educação,  o Conselho Municipal dos Direitos da Mulher (Condim) e o Movimento do Cursilho de Cristandade  . Também se envolveram voluntários da comunidade local que desempenharam atividades como benzimento , cortes de cabelo, massagem, sobrancelhas  e manicure.

Os organizadores agradecem às pessoas que participaram da feira e a todos que colaboraram para que o evento fosse realizado com êxito.