SERVIÇO DE INSPEÇÃO MUNICIPAL

• Serviço de Inspeção Municipal

Assunto: Agricultura  |   Publicado em: 08/02/2019 às 14:18   |   Imprimir

A Prefeitura de São Miguel das Missões, através da Secretaria Municipal de Agricultura, Pecuária, Abastecimento e Pesca conta com o Serviço de Inspeção Municipal, criado através da Lei Municipal nº 1.395 em 31 de Dezembro de 2003, visando à obrigatoriedade da prévia inspeção e fiscalização dos produtos de origem animal destinados ao consumo dentro do território deste município.  Depois disso a Administração Municipal, juntamente com o Serviço de Inspeção Municipal trabalhou para a adesão do município ao SUSAF (Sistema Unificado Estadual de Sanidade Agroindustrial, Familiar, Artesanal e de Pequeno Porte), sendo que no dia 14 de dezembro de 2017 São Miguel das Missões foi auditado pelo Departamento de Inspeção de Produtos de Origem Animal (DIPOA) do Estado do Rio Grande do Sul, onde recebeu a equação dos serviços de inspeção de produtos de origens animal, sendo aprovada a adesão total no SUSAF, onde a partir do dia 19 de Janeiro de 2018 o  S.I.M. (Serviço de Inspeção Municipal) de São Miguel das Missões, passou a possuir o selo de equivalência do SUSAF, publicado no Diário Oficial do Estado do Rio Grande do Sul sob a Portaria Nº 50/2018.

Logo após, no dia 16 de Outubro de 2018, foi homologada junto a Secretaria de Agricultura, Pecuária e Irrigação do Estado do Rio Grande do Sul, a empresa Embutidos Javali, localizada no Rincão dos Cavalheiros, em nosso município, com o selo, possibilitando à mesma, a comercialização de seus produtos para todos os municípios do Rio Grande do Sul.

A equipe do SIM acompanha semanalmente os abates de bovinos e suínos na Agroindústria Javali nas terças e quintas-feiras e apenas de suínos na Agroindústria Guarani todas as segundas-feiras, além do acompanhamento na fabricação de embutidos, nos demais dias da semana, esta equipe conta com dois médicos veterinários, e três agentes de inspeção, os quais se revezam para realizar um atendimento de qualidade nas agroindústrias atendidas. Todo esse trabalho desenvolvido pelo Serviço de Inspeção Municipal possibilita que as agroindústrias do nosso município vendam seus produtos com a máxima qualidade para todo o território gaucho, promovendo o aumento da renda famílias o retorno de impostos e a divulgação da produção do nosso município.