PREFEITO REALIZA A ENTREGA OFICIAL DE TRATORES AGRÍCOLAS PARA SECRETARIA DE AGRICULTURA.

Na manhã desta sexta-feira, (06/07), o prefeito Hilário Casarin realizou a entrega das chaves  de mais dois novos tratores agrícolas ao Secretário de Agricultura, Pecuária, Abastecimento e Pesca Odalgiro Munareto. Os novos equipamentos foram adquiridos através de licitação, os recursos são oriundos do Ministério de Desenvolvimento Agrário - MDA. Sendo que na mesma semana o Chefe do Executivo Municipal já havia entregado à Secretaria de Agricultura um trator agrícola que o município foi contemplado no último mês, durante ato realizado no Pavilhão Internacional do Parque de Exposições Assis Brasil – em Esteio. Através da Emenda Parlamentar da Bancada Federal Gaúcha com indicação do da Senadora Ana Amélia Lemos e contrapartida da Secretaria Estadual da Agricultura, Pecuária e Irrigação.

Com as novas máquinas o município possui uma frota de dez tratores. Conforme o Chefe da Pasta, os equipamentos serão utilizados no Projeto de Zoneamento de Comunidades e Distribuição de Patrulhas Agrícolas nas Associações Rurais. Projeto este executado pela Administração Municipal através da Secretaria de Agricultura e com o apoio da Câmara Municipal de Vereadores. O Poder Público distribui as Patrulhas Agrícolas por contrato de comodato nas Comunidades através das Associações, a qual ficará sobre guarda e Gestão com o acompanhamento da equipe técnica da Secretaria de Agricultura em que são realizadas reuniões mensais. As ações do mesmo tiveram início no ano de 2017.

O município de São Miguel das Missões possui vinte e nove localidades conforme o projeto essas localidades dividiu-se em dez núcleos, um na sede e os outros nove no interior. Dentro destes núcleos se criou associações de pequenos agricultores, em que se somando todos os agricultores da agricultura familiar, soma em torno de quinhentos agricultores organizados.

Sendo que no ano passado quatro Associações foram contempladas com quatro Kits de Patrulha Agrícola de máquinas que o município já possuía. Nesse ano de 2018 com aquisição destes três novos tratores, serão criados mais três núcleos, no qual as Associações irão receber três novos Kits de  Patrulha Agrícola. O núcleo da sede vai ficar com três tratores para dar suporte às demais Associações quando necessário. Restando somente dois núcleos para serem contemplados com os Kits de Patrulha Agrícola.

De acordo com o Secretário de Agricultura, Pecuária, Abastecimento e Pesca Odalgiro Munareto, a proposta da administração é promover iniciativas que agreguem valor na produção da agricultura familiar, visando melhor qualidade de vida a essas famílias, buscando as condições necessárias para que os agricultores familiares produzam cada vez mais. Otimizando recursos e buscando a excelência no atendimento a todos os miguelinos.