REUNIÃO DETERMINA DIRETRIZES DE COMBATE AO MOSQUITO AEDES AEGYPTI.

A Administração Municipal de São Miguel das Missões juntamente com o Comitê Municipal de Controle ao Aedes realizaram uma reunião na manhã desta segunda-feira, (07), no Gabinete do Prefeito para discutir estratégias de combate ao mosquito Aedes Aegypti, transmissor da dengue, zika vírus e chikungunya.

O Prefeito Hilário Casarin, a Vice-prefeita Jussara Bittencourt, Secretários Municipais, Membros Comitê Municipal de Controle ao Aedes, as Agentes de Endemias do Município participaram das discussões e opinaram sobre possíveis ações para ser executadas há mais das que já foram e estão sendo realizadas. No objetivo de estimular os munícipes a intensificar os cuidados para evitar o surgimento de epidemia.

Segundo, as Agentes de Endemias do Município Adaine e Lenir atualmente São Miguel das Missões está com índice de infestação do mosquito transmissor em 6%, o que é uma situação muito preocupante, sendo que 4% já são considerados de alto risco de transmissão das doenças causas pelo mosquito Aedes Aegypti.

Na reunião, foram sugeridas diversas iniciativas, como sensibilização por meio da mídia, palestras nas escolas do município, assim como, notificações e multas quando da inobservância das recomendações dos agentes de endemias para a eliminação de focos nas residências a serem aplicada novamente com o mesmo individuo no mesmo local, será já automaticamente multado, de acordo com Lei Municipal 2.418/2015.

Também ficou acertado no encontro que nos dias 17 e 18 de maio de 2018, haverá um mutirão para tentar amenizar a situação dos focos do mosquito Aedes Aegypti na cidade. Ocasião que um grande número de servidores municipais e membros do Comitê Municipal de Controle ao Aedes estarão realizando visitas em imóveis, executando recolhimento de lixos e entulhos, vistorias em caixas d'água etc. Enfim reforçar ainda mais a prática do combate ao mosquito que já vem sendo implementada no município, buscando a conscientização da população miguelina para que nos ajudem na guerra contra ao Aedes.

O Prefeito Hilário Casarin enfatizou “é preciso conscientizar os alunos no combate ao Aedes Aegypti para que eles nos ajudem a mobilizarem seus pais, vizinhos e comunidade. Se cada um cuidar da sua casa e fizer a sua parte, com certeza esse mosquito será eliminado e as doenças que ele transmite”, aconselha Casarin.