PREFEITOS DAS MISSÕES SE REÚNEM COM REPRESENTANTE DO GOVERNO DO PARAGUAI

PREFEITOS DAS MISSÕES SE REÚNEM COM

REPRESENTANTE DO GOVERNO DO PARAGUAI

O acordo oficial unificado dos países que compõem a Ruta Jesuítica – Circuito Internacional das Missões Jesuíticas da Sudamerica (Brasil, Argentina, Paraguai, Uruguai e Bolívia) -, foi assinado por prefeitos dos Sete Povos das Missões na manhã de quarta-feira (19), em reunião realizada na sede da Associação dos Municípios das Missões (AMM). Esteve presente o secretário de Integração do governo do Departamento de Itapúa/Paraguai, Marcos Gabriel Leguizamón, portador do documento.

No encontro, que teve os trabalhos conduzidos pelo presidente da AMM/Funmissões, Brasil Antonio Sartori, foi estabelecido que no próximo dia 29 de abril durante a programação de abertura da Fenamilho Internacional, os demais prefeitos que congregam os municípios missioneiros também assinarão o documento.

NAÇÃO MISSIONEIRA
O referido acordo, que foi firmado em novembro de 2016, em Encarnación/Paraguai, por integrantes dos governos dos cinco países, propõe que o processo de integração seja visto como um dos pilares fundamentais para a conformação de um Circuito consolidado como única Nação Missioneira.

ENCONTRO INTERNACIONAL
Conforme entendimento entre o presidente da AMM, Brasil Antonio Sartori, e o secretário de Turismo de Santo Ângelo, Osvaldir Ribeiro, ficou acertado que terá um estande disponível na Fenamilho para divulgação do turismo da região das Missões/Brasil, Paraguai, Argentina, Uruguai e Bolívia, que simbolizam a integração dos 30 Povos. Representantes dos cinco países já confirmaram participação.

Neste mesmo dia, será definida a data do encontro entre autoridades e representantes de todos os povos da Ruta Jesuítica Internacional, que deverá ser no Brasil, na região das Missões. “Ficou previamente estabelecido entre AMM e secretário de Integração de Itapúa, que este encontro será em São Miguel das Missões, cidade que detém o único Patrimônio Cultural da Humanidade, localizado na região sul do Brasil ”, ressaltou Sartori, que é prefeito de Entre-Ijuís. Hilário Casarin, que é prefeito de São Miguel das Missões, concordou com a indicação do município ser o anfitrião do encontro, e se colocou ao dispor dos cinco países quanto a organização do evento.

UNIÃO DOS 30 POVOS

Marcos Gabriel Leguizamón, que esteve acompanhado pela assessora de imprensa, Lorena Bianchietto, fez questão de evidenciar que “é fundamental a união entre Brasil, Paraguai, Uruguai, Argentina e Bolívia neste propósito de fortalecer o turismo integrado entre os cinco países”.

Participaram da reunião na AMM os prefeitos de Entre-Ijuís, Brasil Antonio Sartori, presidente da Associação; de São Miguel das Missões, Hilário Casarin; de São Nicolau, Ricardo Klein, que é diretor do Detur/Funmissões; de São Luiz Gonzaga, Sidney Brondani; de Roque Gonzales, João Haas; de Porto Xavier, Vilmar Kaiser, e de Pirapó, Auri Kochhann. Também estiveram presentes os secretários de Turismo de São Borja, Caroline Aquino; Santo Ângelo, Osvaldir Ribeiro; São Miguel das Missões, Fabiano Morais; São Luiz Gonzaga, Roseli de Oliveira; Entre-Ijuís, Tânia Scola; Caibaté, Angela Hartmann; Porto Xavier, Ovídio Kaiser; o representante do Conselho de Turismo das Missões, Romaldo Melher, entre outros.