ESCOLHIDOS OS PROJETOS VENCEDORES DO CONCURSO “PENSANDO A EDUCAÇÃO FISCAL”.

No dia 18 de dezembro de 2018, reuniram-se no Gabinete da Vice-Prefeita, a comissão julgadora do Concurso “Pensando a Educação Fiscal”: a Vice-Prefeita Jussara Ana Bittencourt, o Secretário Municipal da Fazenda Diego Villani e a integrante do Grupo Municipal de Educação Fiscal Sabrina Monteiro Sommavilla, para proceder a escolha de dois projetos escolares, primeiro e segundo colocados, no Concurso “Pensando a Educação Fiscal, que irão nortear as atividades do Programa Municipal de Educação Fiscal do município de São Miguel das Missões para os próximos dois anos, ou seja, anos 2019 e 2020.

O concurso, promovido pelo Poder Público Municipal, juntamente com a Secretaria Municipal de Educação, Secretaria Municipal da Fazenda e GEFIM - Grupo Municipal de Educação Fiscal-, tem como objetivo despertar o interesse da comunidade escolar para a temática da Educação Fiscal através de temas relacionados à função socioeconômica dos tributos, a aplicação dos recursos públicos e as estratégias para o exercício do controle democrático e o pleno exercício da cidadania entre os estudantes e demais membros da comunidade escolar e consistia na elaboração de um projeto por escola sobre o tema “Educação Fiscal e Cidadania”.

Seis projetos foram entregues para o Grupo Municipal de Educação Fiscal para participar do concurso, sendo eles das seguintes escolas municipais: Doutor Augusto Nascimento e Silva, Eduardo Damião, José Cassiano, Orestes Ghisleni, Professor João de Oliveira Costa e São Martim. Os projetos foram apresentados para a comissão julgadora na tarde do dia 21 de novembro de 2018, no Plenário da Câmara Municipal de Vereadores, onde cada escola explicou o seu projeto, expondo justificativa, objetivos, metodologia e cronograma de execução.

Ressaltamos que um dos quesitos para escolha dos projetos que era “apresentação dos projetos”, já foi pontuado pela comissão julgadora no dia da apresentação. Após leitura e análise de todos os projetos, levando em conta, além do quesito “apresentação dos projetos”, os demais quesitos que deveriam ser avaliados pela comissão que eram: inovação e criatividade, aplicabilidade do projeto, fidelidade ao tema, e clareza e desenvolvimento das ideias, a comissão julgadora colocou a pontuação dos demais quesitos, chegando ao seguinte resultado final: Em sexto lugar ficou o Projeto “Educação Fiscal e Cidadania”, da Escola Municipal Doutor Augusto Nascimento e Silva que somou 1.125 pontos; em quinto lugar ficou o Projeto “Educação Fiscal e Cidadania”, da Escola Municipal José Cassiano que somou 1.140 pontos; em quarto lugar ficou o Projeto “Educação Fiscal: Qualidade na educação e exercício da cidadania”, da Escola Municipal Orestes Ghisleni que somou 1.185 pontos; em terceiro lugar ficou o Projeto “Produção de Histórias em Quadrinhos com o tema Educação Fiscal”, da Escola Municipal Eduardo Damião que somou 1.265 pontos; em segundo lugar ficou o Projeto “Educação Fiscal: Lição de Cidadania” da Escola Municipal Professor João de Oliveira Costa que somou 1.270 pontos, e em primeiro lugar ficou o Projeto “Educação Fiscal e Cidadania: Aprendendo para a vida em sociedade” da Escola Municipal São Martim que somou 1.310 pontos.

Sendo assim, para o ano de 2019, será aplicado em todas as escolas do município o Projeto “Educação Fiscal e Cidadania: Aprendendo para a vida em sociedade”, elaborado pela Escola Municipal São Martim, e no ano de 2020 será aplicado o Projeto “Educação Fiscal: Lição de Cidadania”, elaborado pela Escola Municipal Professor João de Oliveira Costa. Os dois projetos vencedores foram encaminhados para os membros do Grupo Municipal de Educação Fiscal, que poderá fazer as alterações necessárias a fim de melhorar a aplicabilidade dos projetos nas escolas. A divulgação dos resultados do concurso foi realizada durante a programação do Natal Missioneiro, realizada no dia 22 de dezembro, na Praça Guarani.

Em nome do Poder Público Municipal, Secretarias Municipais de Educação e Fazenda e GEFIM, agradecemos e parabenizamos todas as escolas municipais que participaram deste concurso e os excelentes projetos que apresentaram, demonstrando grande comprometimento e empenho no trabalho com a temática. Os dois projetos vencedores receberão sua premiação no mês de abril de 2019, durante a programação do 31º aniversário do município.