ADMINISTRAÇÃO MUNICIPAL E GEFIM REALIZAM FESTIVAL DE TEATRO SOBRE EDUCAÇÃO FISCAL.

Na tarde do dia 24 de outubro, no Salão Paroquial, a Administração Municipal de São Miguel das Missões, juntamente com as Secretarias Municipais de Educação e Fazenda e GEFIM – Grupo Municipal de Educação Fiscal realizaram o Festival Municipal de Teatro sobre a temática da Educação Fiscal. O festival fez parte da programação da Feira Municipal do Livro – Edição 2018 e constitui uma das ações do Programa Municipal de Educação Fiscal, instituído através de lei municipal.

O festival foi direcionado a alunos do 5º ao 9º ano do ensino fundamental e teve como objetivos principais despertar o interesse da comunidade escolar e promover uma reflexão sobre as temáticas da Educação Fiscal (cidadania, preservação do patrimônio público, meio ambiente, destinação correta do lixo, combate a corrupção, ética), além de proporcionar aos alunos o desenvolvimento de habilidades como expressão oral e corporal, criatividade, desinibição, oralidade e senso crítico.

A abertura do evento foi realizada com uma apresentação dos alunos participantes da Oficina de Capoeira do Projeto Criança Feliz, do CRAS Juapy, um bonito projeto coordenado pela Secretaria de Assistência Social.

No total, cinco escolas municipais participaram do festival com peças teatrais:

- Escola Estadual Municipalizada de Ensino Fundamental José Cassiano:

Nome da peça teatral: O sonho

Autor da peça teatral: Alfonso Ten Caten

Integrantes: Felipe, Gabriely, Henrique, João Vitor, Mariele, Bruna, Ana Carolina, Leonara, Thâmily e Sabrina.

- Escola Municipal de Ensino Fundamental São Martim:

Nome da peça teatral: Quem sou eu?

Autores da peça teatral: Alunos do 8º e 9º ano

Integrantes: Aline, André, João Gabriel, Luiz Eduardo, Rayanna, Ana Júlia, Ana Laura, Andressa, Joziele e Yakira.

- Escola Municipal de Ensino Fundamental Dr. Augusto Nascimento e Silva:

Nome da peça teatral: Conscientização X Saúde

Autor da peça teatral: Lissiane Damião

Integrantes: Andressa, Thiago, Laryssa, Wesley, Edwiges, Fernanda, Nycollas e Ana Paula.

- Escola Municipal de Ensino Fundamental Professor João de Oliveira Costa:

Nome da peça teatral: O pescador de sonhos

Autor da peça teatral: Luisa Cassiano Machado

Integrantes: Luisa, Emily, Patrick, Júlia, Bianca, Cleiton, Karine, Henrick, Otávio e Luiz Augusto.

- Escola Municipal de Ensino Fundamental Eduardo Damião:

Nome da peça teatral: Pracinha do Fisco

Autores da peça teatral: Stephanie Junk e Viviane Cassiano Galvão

Integrantes: Eduarda, Emily Raissa, Franklyn, Hellen, Joziene, Kauã, Lucas, Stephanie, Dyana e Viviane.

As apresentações foram julgadas por uma comissão julgadora composta pelos seguintes profissionais: Rogério Peppe, ator, diretor e escritor na Peppe Company Companhia Artística, de Santo Ângelo; Rosane de Vargas Almeida, fiscal tributária do município de Inhacorá e tutora do Curso “Disseminadores de Educação Fiscal” e Tânia Maris Scola, Secretária Municipal de Educação, Cultura, Turismo e Esportes do município de Entre-Ijuís. Os quesitos avaliados nas peças teatrais foram: fidelidade ao tema, expressão oral, expressão corporal, interpretação, criatividade, figurino e cenário. Todas as escolas receberam certificados de participação.

Prestigiou o evento a Vice-Prefeita Jussara Bittencourt, que no ato representou o Prefeito Hilário Casarin, a Secretária Municipal de Educação Sônia Rosa, o Secretário Municipal da Fazenda Diego Villani, demais secretários, servidores municipais e comunidade em geral.

A comissão julgadora teve a difícil missão de escolher dentre as cinco peças teatrais participantes, as três melhores para serem premiadas. Após as apresentações, a comissão julgadora decidiu pelo seguinte resultado:

3º LUGAR: Escola Estadual Municipalizada de Ensino Fundamental José Cassiano - Peça teatral: O sonho – 1.675 pontos;

2º LUGAR: Escola Municipal de Ensino Fundamental Professor João de Oliveira Costa - Peça teatral: O pescador de sonhos – 1.680 pontos;

1º LUGAR: Escola Municipal de Ensino Fundamental Eduardo Damião - Peça teatral: Pracinha do Fisco – 1.912 pontos.

Em nome da Administração Municipal, Secretarias Municipais de Educação e Fazenda e GEFIM, agradecemos e parabenizamos os diretores, professores, funcionários, pais e alunos das escolas municipais pelas belíssimas apresentações que realizaram, demonstrando o comprometimento dos profissionais da educação de nosso município em trabalhar as diversas temáticas da educação fiscal. Parabenizamos, de modo especial, os alunos integrantes das peças teatrais, que mostraram todo o seu talento e habilidades, dando um verdadeiro show de interpretação e criatividade, e uma importante aula de cidadania.